segunda-feira, 17 de março de 2014

Doação


Na semana passada acompanhei duas pessoas até o Hospital S. João para fazerem a inscrição de Doadores de Medula Óssea, fiquei tão orgulhosa da decisão deles, e após verificar a simplicidade do processo, pensei que apesar de não ter 50 kg nem 1,50 m houvesse algum regime especial que nos permitisse (Portadores de Nanismo), ainda assim doar. Fiquei triste quando percebi que não o poderia fazer, mas é compreensível até porque o Nanismo acaba por ser uma deficiência na composição genética e hormonal.Mas apesar de tudo fiquei mesmo surpreendida com facilidade do mesmo.
Basta ter entre 18 e 45 anos, no mínimo 50 kg, altura superior a 1,50m, ser saudável, e nunca ter recebido transfusões após 1980, para poder ficar registado na base de doadores. E ninguém precisa de estar em jejum para o fazer.
Assim que chegamos lá foi dada uma ficha de inscrição para ser descriminado a situação clínica dos possíveis doadores. Após uns segundos já estava a ser chamada a primeira pessoa para doar. Acompanhei o processo, e é mesmo muito simples, bastou um picadinha, encher um tubinho e pronto a primeira fase do processo está concluída, agora o sangue foi para analisar. O mesmo se sucedeu com a segunda pessoa.
Achei mesmo algo bastante simples e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário